4 fatos sobre fluxo de caixa e crediário próprio que vão te deixar de bom humor

Digamos que você seja um empresário do ramo do vestuário, atende um público variado e sua loja destaca-se pelo bom atendimento. Você tem alguns funcionários e administra as questões financeiras da empresa. Sua empresa oferece produtos de qualidade a preços justos, mas está deixando de atender um nicho de consumidores por não oferecer pagamento no crediário. Seu receio é que ao oferecer essa facilidade de pagamento para seus clientes, isso desorganize o fluxo de caixa. Pois é aí que queríamos chegar!

Com um fluxo de caixa rigorosamente controlado, o crediário próprio só traz benefícios para sua empresa. Quer saber como? Acompanha abaixo 4 fatos sobre fluxo de caixa e crediário que vão te deixar de bom humor:

1. Crediário: mais clientes, mais vendas

O crediário próprio, estratégia utilizada principalmente por lojistas do varejo, tem entre seus benefícios a fidelização do cliente e o aumento nas vendas.

Ainda assim, segundo uma pesquisa realizada pelo Serviço de Proteção ao Crédito, apenas 10% dos consumidores brasileiros utilizam o crediário próprio para parcelar suas compras. Esses dados mostram que esse meio de pagamento ainda é uma opção pouco explorada pelas empresas, que ainda não confiam em suas vantagens.

Mantendo um controle firme sobre os gastos e as vendas da empresa, ou seja, controlando o saldo de caixa, é possível oferecer de forma segura a seus clientes o crediário como forma de pagamento. Como? O segredo é o planejamento e a antecipação, ambos possibilitados pelo fluxo de caixa.

2. Fluxo de caixa: controle e equilíbrio financeiro

O fluxo de caixa é um instrumento que tem a função de controlar e planejar a movimentação financeira da empresa, ou seja, a entrada e a saída de dinheiro em um determinado período de tempo. O fluxo de caixa fornece dados que permitem ao administrador projetar as receitas e planejar as despesas. Trata-se de uma ferramenta fundamental para que o lojista não tenha surpresas.

Digamos que uma loja não tenha controle sobre as datas de entrada (pagamentos dos clientes) e saída (pagamento de funcionários e fornecedores) de caixa. Sem que o lojista se dê conta, o prazo para o pagamento dos fornecedores acaba sendo menor do que o prazo para o pagamento feito pelos clientes, causando um desequilíbrio no caixa. Esse desequilíbrio nada tem a ver com a forma como os clientes pagam. A questão aqui é a falta de planejamento do fluxo de caixa. Portanto, um dos objetivos do fluxo de caixa é coordenar as entradas e saídas de modo que a empresa atinja um equilíbrio.

3. Limite de crédito coerente e segurança na hora de tomar decisões

Com um fluxo de caixa controlado e estando a par da capacidade financeira da empresa, é possível oferecer ao cliente um limite de crédito condizente tanto com a empresa quanto com as possibilidades do próprio consumidor. É claro, somado a um bom fluxo de caixa, é preciso que a empresa tenha um cadastro de seus clientes para planejar um limite de crédito específico e adequado com a sua renda.

Além disso, com base nos dados fornecidos pelo fluxo de caixa, o empresário tem mais segurança para tomar decisões. Isso porque os referidos dados permitem uma projeção de receita em períodos futuros, sendo possível antecipar certos acontecimentos importantes para o futuro do negócio.

4. Crediário e fluxo de caixa: parceria de sucesso

Inserir o crediário pessoal no seu negócio traz grandes benefícios para a sua empresa e, consequentemente, aumenta o fluxo de caixa. Por exemplo, incentivar a compra no crediário durante as festas de fim de ano aumenta significativamente as vendas em seu estabelecimento. Logo, o aumento de entrada no caixa proporcionado por tal incentivo associado a um controle eficiente do fluxo de caixa o colocará um passo à frente dos seus concorrentes.

Quer mais informações sobre o sistema de crediário próprio? Acompanhe nossas dicas!

 

mc_cta_ebook_fluxocaixa

Você vai se interessar também

É seguro vender para cliente conhecido sem analisar o perfil de risco?

Você oferece crediário na sua loja e, ao vender para conhecido, costuma se questionar: será que compensa analisar o perfil ...
4 min de leitura | 28/07/2020
Pix novo meio de pagamento

Pix o novo meio de pagamento no Brasil. O que muda no seu crediário?

Você já ouviu falar do novo modo de pagamento chamado Pix? Desenvolvido pelo Banco Central, o Pix é um meio eletrônico para ...
4 min de leitura | 16/07/2020

Como as vendas a prazo podem te ajudar a manter seus clientes e aumentar as vendas

Independentemente do segmento em que atue, uma loja só consegue se posicionar no mercado competitivo se souber vender os seus ...
4 min de leitura | 01/07/2020

Deixe seu comentário sobre o artigo

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

A inadimplência não te deixa dormir?

Análise de crédito, cobranças automáticas e negativação de inadimplentes, tudo no mesmo sistema, tudo rápido e fácil.
Chega de preocupações!

A inadimplência não te deixa dormir?

Análise de crédito, cobranças automáticas e negativação de inadimplentes, tudo no mesmo sistema, tudo rápido e fácil.
Chega de preocupações!