4 dicas para fazer uma venda de baixo risco no crediário próprio

O crediário próprio é, sem dúvida, uma das melhores formas de fidelizar o consumidor. Para o cliente, as principais vantagens são a facilidade de pagamento e a possibilidade de adquirir mercadorias que de outra forma não poderiam ser adquiridas. Para o lojista, as principais vantagens são fidelizar o cliente e aumentar as vendas.

Porém, é preciso tomar alguns cuidados, pois crediário é coisa séria e deve ser administrado com atenção. Pensando nisso, separamos quatro dicas de como fazer uma venda segura no crediário próprio. Acompanhe:

1. Ter um bom sistema de cadastro

É de extrema importância ter um bom sistema de cadastro de clientes, pois essa “coleta” de dados irá auxiliar na interação, fidelização e acompanhamento das compras e pagamentos dos clientes. Dentre os benefícios de ter um cadastro e mantê-lo atualizado estão:

  • Avisar os clientes por e-mail ou SMS sobre as novidades da sua empresa.
  • Oferecer produtos e serviços complementares.
  • Realizar o pós-venda, ou seja, avaliar se o seu cliente está contente com o produto ou serviço.
  • Informar sobre as parcelas que estão próximas do vencimento ou que já passaram do prazo.
  • Realizar estratégias de marketing.

Portanto, um bom cadastro de clientes serve tanto para acompanhar o histórico de pagamentos do cliente quanto para fidelizar e apresentar as novidades a ele.

2. Fazer análise de crédito

Análise de crédito é o estudo da possibilidade de se fazer uma venda  no crediário para determinado cliente. Ela avalia a veracidade das informações que são concedidas pelo consumidor e, claro, se há condições de que o mesmo possa honrar os seus compromissos financeiros. Como pode ser visto, ela é fundamental.

A análise de crédito também é usada para minimizar os riscos da operação financeira e maximizar os resultados esperados. Vender a prazo é uma necessidade do mercado e faz com que o capital investido retorne acrescido de rentabilidade; caso contrário, essa modalidade de venda não seria tão vantajosa.

Para fazer análise de crédito, é preciso estar associado ao Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) ou Serasa Experian. Essas empresas auxiliam a minimizar os prejuízos e ainda a maximizar os lucros.

3. Ter uma boa estratégia de cobrança

É importante estar sempre ciente de que haverá casos de atraso ou mesmo de não pagamento do crediário. Por isso é importante uma estratégia de cobrança que evite perda financeira e ao mesmo tempo retenha o cliente. Quando for preciso fazer a cobrança, o ideal é começar com mensagens amigaveis, que irá lembrar o não pagamento das parcelas. Outro recurso interessante são as ferramentas que enviam a cobrança por SMS. Caso não tenha retorno, o próximo passo é a ligação. Se ainda assim não houver retorno, o ideal é enviar um cobrador no endereço do cliente.

4. Oferecer benefícios ao cliente

Uma boa forma de fazer com que o cliente pague suas mensalidades em dia é a concessão de descontos para aqueles que pagarem o boleto adiantado e no próprio estabelecimento. Essa estratégia é ótima para estimular o pagamento em dia ou adiantado e, além disso, fazer com que visitem a loja e comprem mais!

Lembre-se, uma das melhores formas de evitar o não pagamento das parcelas é manter o cadastro de clientes atualizado, nossa dica número um.

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