12 maneiras de fidelizar seu cliente

Todos os dias, empresários, vendedores, pequenos e médios lojistas e varejistas em geral se perguntam: como é possível atrair novos clientes? Qual a melhor maneira de chamar a atenção para o meu produto e inserir meu negócio no hábito de consumo dos clientes? Além disso, perguntam-se principalmente como é possível fidelizar o cliente, torná-lo cada vez mais próximo, confiante e identificado com a empresa.

As ações de fidelização são, atualmente, mais realizadas nas vendas a varejo e no setor de serviços. No varejo, as lojas de vestuário e de alimentação são as que mais se destacam nos esforços de fidelização.

Mas, afinal, como é possível fidelizar o cliente? Reunimos abaixo 12 dicas para você se aproximar e fidelizar sua carteira de clientes, confira:

12 maneiras de fidelizar o seu cliente

1. Faça promoções

As promoções são as principais ferramentas de atração de clientes. As formas mais comuns de promoção são: diminuir os preços das roupas da estação passada, vender abaixo do preço as últimas peças do estoque ou, ainda, fazer uma promoção em que o segundo produto ou serviço saia abaixo do preço unitário ou mesmo de graça. Essas vantagens chamam a atenção do cliente e dão a ele uma boa impressão a respeito de sua empresa.

2. Pense na possibilidade de abrir um crediário próprio

O crediário próprio também é uma maneira de fidelização. Quando o cliente não tem condições de pagamento, o crediário facilita a compra dos produtos. Além de proporcionar uma compra que de outro modo seria inviável, a empresa receberá a visita deste consumidor com mais frequência, já que o pagamento será feito mensalmente na própria loja.

3. Utilize as informações do cadastro

Os cadastros tornam possível à empresa ter mais informações sobre seus clientes. Muitas dessas informações são úteis para o planejamento de novas vendas. Por exemplo, estando informado sobre o número e o perfil dos filhos dos clientes, o tamanho das roupas e dos calçado que usam, as cores e marcas que preferem e o valor médio de suas compras, é possível planejar promoções voltadas a um público específico e prospectar nessas informações a possibilidade de novas vendas.

4. Mantenha contato com o cliente

Muitas empresas possuem um cadastro com informações importantes sobre seus clientes, mas não os utiliza nem para prospectar novas vendas nem para se manterem perto dos clientes. Uma dica quanto a isso, é enviar e-mails ou mensagens (SMS marketing) com felicitações de aniversário e  outras datas, de preferência informando sobre promoções especiais.

5. Esteja atento aos clientes inativos

É importante para a empresa identificar quando o cliente fica por um longo tempo sem comprar. Quando isso é identificado, é interessante enviar um e-mail, telefonar e buscar manter contato com esse cliente, apontando sempre as vantagens que a proximidade pode trazer a ele.

6. Esteja nas mídias sociais

As mídias sociais são ótimos canais de comunicação entre a empresa e os clientes. Por ser um espaço de entretenimento e de relacionamento, é importante que o conteúdo seja leve, divertido e informativo ao mesmo tempo.

7. Promova eventos

Muitas empresas podem desenvolver eventos para aproximar a marca do cliente e torná-lo mais fiel. Uma empresa de produtos esportivos pode, por exemplo, organizar maratonas e campeonatos com seus clientes e amigos; uma loja de alimentação pode promover cursos gratuitos de gastronomia. Além da proximidade maior entre cliente e empresa, o evento dará a oportunidade para que os clientes se conheçam e troquem experiências tendo como pano de fundo a sua marca.

8. Ofereça programas de pontuação

Esses programas são estímulos adicionais para que o cliente opte entre uma loja e outra. O sistema de pontuação pode premiar os clientes com produtos, descontos e serviços gratuitos.

9. Observe seu contexto

Esteja atento às empresas concorrentes e faça um mapeamento das ações de fidelização que eles desenvolvem com seus clientes. Mantenha-se informado e atualizado sobre as últimas tendências do mercado tanto em relação às novidades tecnológicas voltadas aos lojistas quanto ao que a concorrência oferece e o que o cliente procura.

10. Realize parcerias

Parcerias com outras empresas podem ser úteis para você fidelizar seus clientes. Promoções casadas, por exemplo, divulgam ambas as empresas e mantêm seu negócio próximo dos clientes.

11. Aproveite a força local

Faça com que seus clientes não precisem sair do bairro para fazer suas compras. Parcerias com outras empresas podem fortalecer o bairro, desenvolver seu potencial econômico e comercial e fidelizar seu cliente ainda mais.

12. Utilize um sistema específico de gestão e análise de crediário

Existem programas específicos para fazer gestão e análise de crédito. Um exemplo é o programa Meu Crediário, que possui integrado ao seu sistema consultas ao SPC e à Serasa. A ferramenta também informa se a venda no crediário é segura ou não, reduzindo os riscos com a inadimplência. Programas voltados para gestão e análise de crédito podem ser um investimento interessante, pois eles são desenvolvidos com foco na fidelização dos clientes, exatamente o que você está buscando.

Essas dicas foram úteis para sua empresa? Deixe um comentário!